A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando e com ele começa a agitação e nervosismo entre os estudantes. No próximo domingo (12), os alunos enfrentarão a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que compete às disciplinas de Física, Química e Biologia. Segundo o INEP, cerca de 5,2 milhões de estudantes são esperados para o segundo dia de prova.

Nossa equipe conversou com Psicólogos e Neurologistas da Universidade de São Paulo e preparamos 6 dicas para você se preparar e ir MUITO bem no segundo dia de ENEM.

1Durma bem!

Este item está em primeiro por ser simplesmente o mais importante! Não adianta madrugar estudando de um dia para o outro e ir fazer a prova sem uma boa noite de sono. O seu desempenho depende diretamente de quão descansado você está, e está cientificamente provado que seu neurônios realizam a sinapse – conversa entre os neurônios que faz seu cérebro funcionar -, muito melhor quando você está descansado.

2Alimente-se direito!

Faça uma refeição completa e balanceada antes de ir para a prova. Coma BEM, mas evite alimentos muito pesados como massas e carne vermelha. Prefira peixes e frango, além de caprichar nas verduras e legumes, pois as vitaminas fornecidas por estes alimentos ajudam com a memória. O chocolate é um alimento excelente para levar para fazer um lanchinho, pois contém altos níveis de açúcar que vão deixar você ainda mais atento. Além disso, não esqueça sua garrafa d’água! Seu cérebro é composto por cerca de 70% de água, se você não estiver hidratado, vai acabar com rendimento abaixo do desejado.

3Revise o conteúdo, mas não se desespere!

Evite tentar aprender TUDO aquilo que você acha que não sabe muito bem, pois isso vai cansar seu cérebro e você não vai absorver, além de causar confusão que é exatamente o contrário do que você quer. Procure revisar de maneira rápida os conteúdos que você já sabe e faça alguns exercícios para que fique mais seguro.

NÃO passe madrugadas em claro estudando, você vai somente prejudicar seu desempenho se fizer isso.

4Reveja os materiais e os horários!

Ok, você deve estar pensando “eu já sei tudo que tenho que levar, que horas tenho que estar lá e etc…”, mas lembre-se que checar novamente é sempre recomendado. Você não quer se atrasar e acabar virando meme nas mídias sociais, não é mesmo?

5Saia de casa com antecedência

Imprevistos acontecem! Saia de casa com no mínimo uma hora de antecedência, pois no dia da prova é comum haver engarrafamento, acidentes e aglomerações. Saia antes e evite quaisquer surpresas.

Seguindo estas dicas é bastante provável que você chegue bem e esteja 100% preparado(a) para a segunda etapa do ENEM.

Boa Prova!!!

 

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui